Direção da FASUBRA participa de reunião com Rede de Produção dos Técnico-administrativos em Educação de diferentes instituições

12:39 | 21 de dezembro de 2023

Na pauta, a busca de aproximar os diferentes eventos produzidos pelos trabalhadores e ao mesmo tempo aproximar este evento da Federação para criar espaço de voz nacional sobre a produção destes trabalhadores a partir de um encontro nacional com participação da FASUBRA, para consolidar uma linha de valorização do fazer dos TAE e, ao mesmo tempo, estimular que haja uma forte campanha de comunicação e participação dos sindicatos no apoio a estes trabalhos.
Estiveram presentes pela Direção da FASUBRA, Chiquinho coordenando a reunião, Cristina Del Papa, Marcelo Rosa, Rosângela Costa e Agnaldo Fernandes, integrante da CNSC, trazendo experiências das suas universidades.

Conforme informamos na última reunião do pleno da Direção, participaríamos desta reunião para ouvir e trazer as demandas para debate na Direção. Como proposições, comprometemo-nos a trazer as demandas e estaríamos com a intenção de organizar um seminário nacional e a criação de uma revista científica/técnica/acadêmica. E ainda, que iríamos também estudar a possibilidade de incluir na pauta da Federação na mesa específica a luta junto ao MEC para a construção de uma agenda nacional de produção dos trabalhadores técnico-administrativos em educação.
No mais, encaminhamos abaixo a ata com o registro da reunião.

Chiquinho
Coord. de Comunicação


Ata – 1ª Reunião da Rede de Produção dos Técnico-administrativos Universitários

Virtual – 19/12/2023 às 14h.

A reunião teve início às 14h15 e houve o comparecimento de representantes de todos os 09 seminários: (1) Seminário de Integração dos Técnico-administrativos em Educação da UFRJ (SINTAE/ UFRJ);

(2) Simpósio dos Profissionais da Unicamp (SIMTEC/UNICAMP);

(3) Seminário de Integração dos Servidores Universitários do Estado da Bahia (SINSUBA/ UNEB);

(4) Seminário dos Técnico-administrativos em Educação (STAES/UFAPE);

(5) Conpuesp – Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de SP (USP/UNESP/UNICAMP);

(6) Jornada de Apresentação do Conhecimento produzido pelos TAE (UFMG);

(7) Seminário de Integração dos Técnico-administrativos em Educação (SITAE/UFPR Litoral);

(8) Simpósio de Produção Acadêmica dos Servidores Técnico-administrativos em Educação da UFPE;

(9) Seminário Científico dos Servidores da UFF – SECIEN.

Houve a apresentação das 04 publicações existentes também: (1) Coletânea Digital A Gestão Pública na Visão dos Técnico-administrativos em Educação (GPTAE); (2) Blog Papo de TAE; (3) Revista Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU/UFRJ); (4) Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC (Unicamp).
A mediação ficou com o Francisco de Assis (UFRJ/FASUBRA).
Após a apresentação dos 09 seminários e das 04 publicações, houve a abertura para o debate. Cada pessoa com a palavra teve até 10 minutos para apresentar rapidamente a sua iniciativa local. Essa primeira reunião foi importante para que as pessoas e as iniciativas se conhecessem.

A avaliação geral durante a reunião é que estamos construindo uma rede muito potente e que esse momento é importante. Com a rede temos maiores possibilidades de apoiar e fortalecer as iniciativas que já acontecem e dar força e energia para quem está buscando constituir suas atividades. Também sabemos que há colegas que são muito produtivos e comprometidos com a instituição (e com a sociedade) e acabam atuando de maneira um pouco isolada. Então, uma rede também é importante nesse sentido, possibilitando relações coletivas.

Estimamos a participação de cerca de 60 pessoas, já contando que algumas precisaram sair mais cedo e outras só conseguiram entrar mais tarde. O Gildenir, colega da Unicamp, gentilmente criou um formulário para conseguirmos estabelecer a presença e, mais importante, conseguir sistematizar os contatos de cada um. O Pedro, da UFRJ, vai ajudar a dar uma sistematizada nisso a partir dos dados do formulário.
Foi interessante ter em um mesmo diálogo tanto as universidades e os institutos federais, quanto às universidades estaduais. São realidades diferentes e modelos de fazer e pensar diferentes. Alguma universidade pública que queira hoje montar um seminário local conta com alguns modelos disponíveis para observar e ver o que melhor funciona para sua realidade local. Avaliamos essa diversidade, que é real, como boa. E podemos aprender uns com os outros. Enfim, isso é em grande medida a constituição da rede.

A FASUBRA indicou a intenção de organizar um seminário nacional e uma revista científica/técnica/acadêmica. No debate, representantes de iniciativas locais saudaram a ideia e lembraram que expandir é fundamental e há espaço, já que a categoria dos técnicos é muito produtiva. Seria interessante também, caso possível, apoiar as iniciativas locais, que podem vir na forma de linha de financiamento ou de outras modalidades de apoio. Já sabemos que a agenda acadêmico/técnico-científica e a agenda sindical às vezes estão mais conectadas e afinadas e às vezes menos. E isso varia em cada local, instituição e realidade. Se afinadas, se tornam mais fortes.

Tiramos dois importantes encaminhamentos:

  • A próxima reunião do grupo acontecerá no dia 05 de março de 2024, às 14h, no formato virtual.
  • A Unicamp, gentilmente, ofereceu-se para criar um Portal contendo link dos seminários e das publicações. E, para as que não tiverem site organizado no momento, podem e devem constar com algum texto de apresentação.

Categorizados em: