Dia Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação movimentou técnicos administrativos em todo o país

18:17 | 30 de setembro de 2016

 

Confira por regiões as atividades do dia 29 de setembro contra a retirada de direitos.

 

Região Sul

Rio Grande do Sul

 

Porto Alegre – Técnicos administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizaram um ato em frente à empresa GKN pela manhã. À tarde, aconteceu a assembleia unificada em frente à FACED .

 

 

No Instituto Federal do Rio Grande do Sul, os servidores se reuniram no campus de Restinga, Rolante e Alvorada. Pela tarde discussões ocorreram junto aos estudantes. Todos juntos contra os retrocessos!

Informações: Vítor Hugo Xavier – jornalista

ASSUFRGS – Associação dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS.

 

 

Pelotas – O Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão (ASUFPEL ), aderindo ao movimento, trancou a entrada do campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Os trabalhadores técnico-administrativos explicaram à comunidade acadêmica sobre os prejuízos que o país terá, caso os projetos de  lei que tramitam no congresso sejam aprovados. Contra PLP 257/16, a PEC 241/16, a reforma da previdência, a reformulação do ensino médio e os demais projetos que retiram direitos dos trabalhadores.

 

 

À tarde, aconteceu a reunião ampliada com a Seção Sindical (SINASEFE) de Pelotas na sede do CAVG-IFSUL do município. As entidades apontaram a tentativa do atual governo, por meio de projetos de lei, de retirar direitos da classe trabalhadora.

Informações: Aldrovando Jorge – jornalista

ASUFPEL – Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas

 

 

Rio Grande – Na Universidade Federal do Rio Grande- FURG os técnicos se concentraram em frente ao prédio da reitoria e entregaram à reitora o abaixo-assinado sobre a flexibilização da jornada de trabalho. No turno da tarde aconteceu um debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Informações: Informações: Márcio Oliveira – jornalista

APTAFURG – Associação Classista do Pessoal Técnico-Administrativo da FURG

 

 

Santa Maria – Em Santa Maria aconteceu o 1º Seminário Unificado em Defesa do Serviço Público, no Auditório do Colégio Politécnico, no Campus Sede da Universidade Federal de Santa Maria

(UFSM).

 


 

A composição da mesa de abertura “Ataques ao Serviço Público”, contou com a presença de representantes do Andes, Sindicaixa e da Assessoria Jurídica do Sinprosm.

Informações: João Silva

Assufsm – Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria

 

Santa Catarina

Florianópolis – Em assembleia geral os trabalhadores técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) discutiram os pontos de pauta do Dia de Paralisação Geral, contra as medidas que retiram direitos dos trabalhadores do serviço público e do setor privado. Entre os projetos do governo federal estão o PLP 257/2016 e a PEC 241/2016, que tratam do ajuste fiscal e representam uma ameaça concreta de precarizar de vez os serviços públicos.

 


 

Durante a assembleia, reforçaram a necessidade de construir a unidade entre todos os segmentos da comunidade universitária rumo à greve geral indicada pela FASUBRA. Desde o dia 16 de setembro a categoria está em estado de greve, aprovado em assembleia geral que acatou a resolução da última Plenária Nacional da FASUBRA.

Informações: Evandro Baron – jornalista

SINTUFSC – Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina

 

 

Região Nordeste

Sergipe

Aracaju – Trabalhadores técnico-administrativos e professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) unificaram a luta fechando a entrada de veículos do campus São Cristóvão, a principal da universidade, já nas primeiras horas da manhã.

 


 

Após,  realizaram um ato político junto aos docentes e técnicos da UFS somando forças com as categorias do Instituto Federal de Sergipe, petroleiros – que também paralisaram as atividades – e outras categorias do funcionalismo público. Ao final realizaram a grande Marcha Unificada da Educação Federal.

Informações: Thiago Leão – jornalista

SINTUFS – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau do Estado de Sergipe

 

Rio Grande do Norte

Natal – Os trabalhadores técnico-administrativos participaram  da assembleia do Fórum de Servidores do Rio Grande do Norte (Sintest, Sintauern, Sinpol, Conlutas, Sindprevs) junto aos  movimentos estudantis entre outros. Após, marcharam pelas ruas de Natal – RN até a prefeitura, com uma parada em frente do Banco do Brasil, em apoio aos bancários em greve.

 


 

Informações: SINTEST/RN – Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior

 

 

Ceará

Fortaleza – Os trabalhadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), participaram do ato no campus do Pici, em protesto contra os ataques do governo federal aos direitos dos servidores públicos e o desmonte do funcionalismo público em todo o país.

 

 

A concentração dos servidores começou no início da manhã, com um passeio ciclístico. Um “trenzinho” percorreu o campus convocando todos os servidores da instituição a paralisarem suas atividades. No período da tarde, o Sintufce promoveu serviços gratuitos de ação social e saúde, além de uma plenária com a comunidade universitária.

 

Cariri – Em Juazeiro do Norte, os servidores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) também aderiram ao dia de paralisação nacional da categoria, com um café da manhã para os técnico-administrativos da instituição.

Informações: Camila Albuquerque e Glayco Salles – jornalistas

SINTUFCE – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará

 

 

Pernambuco

Recife

Técnico-administrativos, docentes e estudantes disseram NÃO ao corte de verbas na educação pública, à privatização e à precarização do ensino no país. Em Assembleia Unificada realizada na Praça Chico Magalhães, a comunidade acadêmica da UFRPE mostrou sua força e reafirmou que não irá pagar pela crise e nem aceitar os ataques do governo aos direitos trabalhistas e sociais.

 


 

A atividade que reuniu mais de 200 pessoas em frente à sede do SINTUFEPE/UFRPE, fez parte do Dia de Paralisação Nacional convocado por centrais sindicais, sindicatos e organizações dos movimentos popular e estudantil. A luta é contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, o PL 257, a PEC 241, o Projeto Escola Sem Partido (Lei da Mordaça) e a Reforma do Ensino Médio.

Informações: Cris Sobral – jornalista

SINTUFEPE – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco

 

 

Alagoas   

Maceió – Objetivando a conscientização das medidas nocivas ao funcionalismo público que o PLP 257/16 e a PEC 241/16 podem provocar, a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), mobilizou uma ação em frente ao portão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pela manhã. O ato contou com a participação dos servidores técnico-administrativos e se deu por meio de distribuição de panfletos explicativos.

 


 

Informações: Cidinha Silva – jornalista

Sintufal – Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas

 

 

Região Sudeste

Minas Gerais

Juiz de Fora-Os trabalhadores técnico-administrativos visitaram os setores e fizeram panfletagem  para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do movimento. Os servidores foram convidados se juntar ao movimento.

 

 

Informações: Camila Pravato – jornalista

SINTUFEJUF -Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora – MG

 

 

Uberlândia – Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) técnicos, docentes e alunos fecharam um trecho da rua principal do campus Santa Mônica,  realizaram panfletagem explicando os motivos da paralisação.

 

 

O dia foi marcado por debates sobre a reforma do ensino médio (MP 746), PLC 54, PEC 241, construção de greve geral e 30 horas na UFU.

Informações: Guilherme Gonçalves – jornalista

SINTET-UFU – Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior de Uberlândia

 

 

Belo Horizonte – Pela manhã os Técnico-Administrativos em Educação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) realizaram, uma Manifestação em Defesa da Educação e Saúde e contra a PEC 241/16 em frente a reitoria, no bairro Buritis. Unificando ações, o reitor do Instituto, o professor Kleber Gonçalvez, leu a Carta de Vitória, um documento produzido pelo CONIF em defesa dos institutos federais e da educação pública.

 

 


 

Participaram também do ato, técnicos da UFMG, CEFET-MG e representantes de outras entidades sindicais, como a CUT-MG e o SINASEFE. Após as falas, foi realizado uma panfletagem nas proximidades da reitoria para denunciar os ataques do governo Temer aos serviços públicos.

 

 

À tarde, a comunidade universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e trabalhadores do CEFET-MG realizaram um Ato no campus Pampulha em Defesa da Educação, da Saúde e Contra a PEC 241/16.

 

 


 

 

Centenas de manifestantes percorreram o campus distribuindo panfletos e alertando a comunidade para os riscos da aprovação da PEC 241/16. A presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira participou da ação que integrou o calendário nacional da CUT na luta contra os retrocessos e ataques aos trabalhadores realizado pelo governo Temer. Beatriz informou que caso a emenda seja aprovada, os serviços públicos ficarão sucateados pelos próximos 20 anos, inviabilizando o atendimento público nas áreas da educação, saúde e seguridade social.

Informações: Vinícius Matias – jornalista

SINDIFES – Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino

 

 

 

Rio de Janeiro – Os trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participaram de uma aula pública sobre os ataques às políticas públicas e aos direitos sociais à noite, na praça da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro.

 


 

Informações: Flávia Adriana – jornalista

Sintur – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

 

 

Região Centro Oeste

Goiás

Goiânia – O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) transmitiu ao vivo via Facebook o Seminário sobre políticas governamentais para a educação, promovido pelo SINT-IFESgo, ADUFg, APG/UFG e DCE-UFG.

 

 

Informações: Artur Dias – jornalista

SINT-IFESgo – Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

 

Categorizados em: