Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação – Frente Parlamentar é lançada

15:30 | 24 de abril de 2019

O dia 24 de abril marca o “Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação”, com mobilizações e paralisações promovidas pelas entidades de base nas IPE (Instituições Públicas de Ensino) em todo o país. O dia é uma preparação para a greve geral do setor da educação, marcada para o dia 15 de maio. Os trabalhadores e trabalhadoras em educação realizam atos contra a destruição da Previdência Social, prevista na PEC 06/19, e também contra todos os retrocesso e ataques à educação, uma das áreas mais afetadas pelo governo Bolsonaro.

O objetivo é denunciar os inúmeros retrocessos, como a relutância do Ministério da Educação (MEC) em efetivar a nomeação de reitores após consultas nas universidades, os ataques à autonomia universitária, a desvinculação de recursos para a educação, a militarização das escolas, o Ensino Domiciliar, o projeto Escola sem Partido, o aprofundamento das políticas de mercantilização e privatização da educação no país, entre outros fatores.

Durante a reunião ampliada da categoria, entre a Direção da FASUBRA e dirigentes de entidades de base, realizada nos dias 12 e 13 de abril em Brasília, foram debatidos os seguintes encaminhamentos de luta em defesa das IPE:

– Defesa da Autonomia Universitária.

– Campanha pela Democracia das IPE: Reitor Eleito, Reitor empossado.

– Não à Lava jato da Educação.

– Construção de um Encontro Nacional do Setor da Educação.

Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

Nesta manhã, a FASUBRA Sindical participou no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, do lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais. A Frente é composta por 250 deputados federais e mais de 10 senadores. No lançamento estiveram presentes 75 deputados e 5 senadores, além de reitores, professores, estudantes, técnico-administrativos em educação e representantes de entidades da área educacional. A FASUBRA compôs a mesa e falou da importância da revogação da EC 95, da democracia nas universidades federais, entre outros assuntos. A bandeira da Federação é por uma educação, gratuita e de qualidade. A frente é coordenada pela deputada federal Maria Margarida Martins Salomão (PT/MG).

Veja aqui folder da Frente Parlamentar.

Categorizados em: