Dia da visibilidade bissexual
Anualmente, o Dia da Visibilidade bissexual é comemorado no dia 23 de setembro. Neste dia é celebrado a cultura bissexual e a luta pelo fim do preconceito contra essa população.
A data foi instituída por ativistas dos direitos bissexuais dos Estado Unidos em 1999. Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur tiveram a noção de que após a revolta de Stonewall, em 1969, os movimentos LGBT ganharam mais visibilidade. Diversos coletivos e ações de ativismo surgiram para amplificar as vozes dos bissexuais, reivindicar seus direitos e combater a bifobia (os preconceitos contra bissexuais).
Porém, pessoas bissexuais ainda precisariam lutar pela sua bandeira. A celebração é uma oportunidade para tornar visível e celebrar a diversidade bissexual, além de combater todas as formas de bifobia.
Apesar de ainda existirem poucas leis que garantem todos os direitos da comunidade LGBTQIA+ , algumas delas foram implementadas nos últimos anos.
A escolha desta data, 23 de setembro, também marca o aniversário da morte do psicanalistaSigmund Freud, o primeiro a tratar da questão da bissexualidade. Na 22ª Conferência da ILGA (International Lesbian and Gay Association), 23 de setembro foi instituído como o Dia da Visibilidade Bissexual.
Com relação à questão da bissexualidade, ainda há um certo tabu sobre sentir atração pelos dois gêneros, contribuindo para a reprodução de vários estereótipos e preconceitos.
Enquanto mulheres bissexuais são fetichizadas, os homens que se identificam como bi são lidos como “gays que ainda não saíram do armário” por muitos. Nesse caso, o que homens e mulheres têm em comum é a invalidação da sua orientação sexual.
Categorizados em: Geral