Debate O Papel das Instituições de Educação Básica nas Universidades Federais tem participação da FASUBRA
A FASUBRA participou do debate, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, tendo por tema “O papel das Instituições de Educação Básica nas Universidades Federais”.
A mesa foi presidida pela deputada Fátima Bezerra e composta por Paulo Speller (SESu/MEC); Romeu Caputo (SEB/MEC); Maria José Oliveira de Faria Almeida (CONDCAp); Ângela Maria Paiva Cruz (UFRN – ANDIFES); Carmenisia Jacobina Aires (FORUNDIR); Eduardo Rolim de Oliveira (PROIFES); Márcia Cristina Fontes Almeida (ANDES); Paulo Henrique Rodrigues dos Santos (FASUBRA Sindical) e Viviane Ache Cancian (ANUUFEI).
A Federação fez o resgate da luta da entidade em defesa da educação pública e de qualidade, dando ênfase à atuação junto às entidades representativas dos demais setores da comunidade universitária, tendo por base o conceito da FASUBRA sobre o processo educacional.
A Federação ressaltou, ainda, os fundamentos do projeto de Universidade Cidadã para os Trabalhadores que tramita no Congresso e define a educação como um processo sistêmico de formação do cidadão em seu pleno e, portanto, no qual cada etapa tem sua importância.
Apresentadas as premissas, a federação versou sobre a importância dos colégios de aplicação e unidades de ensino infantil no cumprimento do papel da universidade, que é dar sustentação ao trinômio ensino/pesquisa/extensão. Disse a representação da Fasubra, que estas unidades são espaços fundamentais para a interação entre teoria e prática na formação acadêmica e, portanto, não se pode conceber a ideia de apartá-los das instituições transferindo para estado e municípios este patrimônio já consolidado nas IFES.
A Federação afirmou que para o enfrentamento dos projetos que tentam impor esta separação, é necessário um debate mais profundo nos conselhos superiores das instituições, de modo a provocar uma mudança em sua estrutura, para que os colégios de aplicação e as unidades de ensino infantil deixassem ser meros adereços da instituição e passem integrar plenamente o corpo universitário, se inserindo no projeto pedagógico da universidade.
Encerrando a participação, a Federação reafirmou a posição em defesa destas unidades, que tanto contribuíram no processo de desenvolvimento da educação, e do corpo profissional que as compõem, trabalhadores técnico-administrativos em educação e professores.
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Revisão: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA
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