Confirmada reunião entre a FASUBRA e a Presidência da EBSERH
A Direção da FASUBRA Sindical solicitou agendamento de reunião com o presidente da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) Arthur Chioro e no dia 12 de setembro obteve a confirmação de que a referida reunião acontecerá no dia 18 de setembro, às 10h30.
O agendamento da reunião entre a FASUBRA e a presidência da EBSERH foi em resposta ao Ofício 238/2023, enviado pela federação e se deve ao reconhecimento político e formal por parte da empresa que reconhece a FASUBRA como única representante legal das trabalhadoras e trabalhadores regidos pelo RJU, que atuam nos Hospitais Universitários e que pode negociar formalmente as demandas da categoria.
Na reunião, a direção da FASUBRA reivindicará a abertura de um processo negocial contínuo com a EBSERH para tratar das diversas questões que a gestão da empresa provoca no cotidiano dos hospitais universitários e apresentará o plano de lutas aprovado no XXIV Congresso da Federação ocorrido em maio de 2023.
Entre todos os pontos de pauta aprovados em seu congresso, a federação iniciará o debate sobre os processos ilegais de cessão compulsória das trabalhadoras e trabalhadores RJU para a EBSERH, bem como a solicitação de apoio para que a presidência da EBSERH intervenha junto ao Ministério da Saúde para efetivar a alteração no cadastro de trabalhadoras e trabalhadores do Regime Jurídico Único, do PCCTAE no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que hoje não possibilita a opção adequada para as/os trabalhadoras/es que não são da EBSERH e/ou que não estão cedidas/os para a empresa. Nessa oportunidade, a direção da Federação reafirmará sua posição, já expressa ao MGI e MEC, sobre a necessidade de garantir o pagamento do piso da enfermagem para as trabalhadoras/es RJU conforme estabelece a lei que foi uma conquista histórica desse segmento.
Reativação do GT Hospitais Universitários (GT HU) nas entidades de base
A direção da FASUBRA aproveita a oportunidade para chamar a atenção de suas entidades de base para a necessidade de reativação dos GTs HU (Grupos de Trabalho Hospitais Universitários). O ID (Informe de Direção nº 6 de agosto de 2023), apresenta as orientações para a ativação e/ou reativação dos grupos de trabalho.
Reafirma, ainda, que o debate nos GTs locais é de fundamental importância para o processo de formulação de propostas e revisão do Projeto de HU, além de preparar esta direção para o diálogo com o governo federal.
Categorizados em: Geral