Campanha Solidária da FASUBRA auxilia na doação de 600 máscaras N95 ao HU de Dourados/MS

16:04 | 17 de agosto de 2020

A Campanha de Solidariedade “Todas as Vidas Importam – A Vida Acima do Lucro”, idealizada pela FASUBRA Sindical em conjunto com as entidades de base, já beneficiou diversos técnico-administrativos e técnica-administrativas que atuam na linha de frente do combate a pandemia do novo coronavírus. É obrigação do Estado fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos profissionais de saúde, mas não é o que o governo genocida de Bolsonaro tem feito. Dos R$ 41 bilhões autorizados pelo Congresso Nacional, o governo não repassou nem a metade aos estados e municípios até o momento.  ­

A campanha da FASUBRA, portanto, veio no sentido de amenizar esse desfalque e proteger trabalhadores e trabalhadoras dos riscos de contaminação pela COVID-19, por meio de doações de EPI e também de cestas básicas a pessoas em situação de vulnerabilidade. No dia 30 de junho, o SINTEF (Sindicato dos trabalhadores em Educação das Instituições Federais) realizou a primeira doação de máscaras N95, por meio da campanha de solidariedade, para o Hospital Universitário de Dourados/MS (HU-UFGD). A entrega contou com representantes da coordenação do Sindicato. No total, 600 máscaras já foram entregues aos profissionais do Hospital Universitário. As doações também beneficiaram trabalhadores terceirizados.

“É de extrema importância essa campanha neste momento. O SINTEF recebeu a informação de que os servidores e servidoras do HU estavam reutilizando os EPI que recebiam. Com a ação do Sindicato em parceria com a FASUBRA tivemos condições de fornecer uma quantidade relevante de más­caras N95 para que os profissionais possam atuar com a devida segurança. Assim protegemos a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras que estão desempenhando um papel tão importante nesta época”, destaca o coordenador-geral Marcelo Matias de Almeida.

O SINTEF também realizou outras ações para beneficiar aqueles que estão na linha de frente. Entre elas foram distribuídas máscaras de tecido confeccionadas pelo próprio Sindicato; os servidores e servidoras do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde (LPCS) da Universidade Federal da Grande Dourados que estão diretamente ligados à analise de material biológico, frente ao diagnóstico da COVID-19, foram beneficiados com aventais e máscaras; comunidades indígenas da região também receberam máscaras, em parceria com a Rede de Apoio à comunidade indígena – Covid 19, subgrupo EPI/AMID- Associação de Mulheres Indígenas de Dourados.

Em outra frente, a campanha da FASUBRA denuncia as péssimas condições de trabalho a que esses profissionais estão submetidos, em razão do sucateamento do SUS (Sistema Único de Saúde) e da EC 95, que congelou os gastos nas áreas da Educação e Saúde por 20 anos. A Federação defende a imediata revogação da EC 95, investimentos nos setores essenciais como Educação e Saúde e a valorização desses profissionais.

Trabalhadores e trabalhadoras da Educação salvam vidas!

Todas as Vidas Importam!

A Vida Acima do Lucro!

Fora Bolsonaro e Mourão!

Fotos: Assessoria SINTEF

Tag: , ,

Categorizados em: