
FASUBRA participa da 95ª Reunião Ordinária da MNNP-SUS
Geral
16:01 | 18 de setembro de 2025
Nos dias 16 e 17 de setembro de 2025, a FASUBRA Sindical participou da 95ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), com representação da diretora Melissa Campos, presente em ambos os dias de atividades.
No primeiro dia, a pauta contemplou:
1.Reunião dos coordenadores representantes da bancada sindical e do governo;
2.Reunião da bancada sindical dos trabalhadores e da bancada dos representantes da gestão;
3.Debate sobre a relação entre as mudanças climáticas e o mundo do trabalho.
Durante o debate, destacou-se que os impactos climáticos estão diretamente relacionados à contaminação ambiental e às invasões que provocam desequilíbrio ecológico, atingindo de forma grave povos indígenas e comunidades quilombolas. Foi ressaltada a necessidade de políticas públicas de saúde mais efetivas, bem como do fortalecimento do SUS com profissionais preparados para enfrentar esses novos desafios.
No segundo dia, as discussões se voltaram para a carreira dos profissionais do serviço público do SUS. Um documento preliminar foi apresentado, mas o debate permanece em andamento.
Como encaminhamento, a bancada sindical deliberou pela realização de uma plenária no dia 21 de outubro, com a participação de trabalhadores do SUS, parlamentares e centrais sindicais em apoio à construção de propostas que valorizem a carreira no serviço público.
Categorizados em: Geral