Amanhã (24/5) é dia de mobilização contra o Novo Arcabouço Fiscal

Técnica-administrativas e técnico-administrativos em educação e servidores(as) das entidades que compõem o FONASEFE realizam ato nesta quarta-feira (23/5), às 10h, no anexo II da Câmara dos Deputados. O protesto também será realizado nos estados e é contra o projeto do novo arcabouço fiscal, pela valorização do serviço público e investimento social. O PLP 93/2023 pode ser votado entre hoje e amanhã em plenário.

O texto do relator prevê limitações e congelamento para os investimentos públicos, em especial, reajustes aos servidores públicos e novos concursos, caso o governo não consiga cumprir as regras fiscais.

A campanha salarial de 2024 também está na pauta das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público. Outras reivindicações são: a recomposição das perdas dos últimos anos, a equiparação de auxílios, o revogaço de medidas e a criação de mesas específicas das carreiras.

Reunião com o governo

No período da tarde, às 14h30, representantes da FASUBRA Sindical e do FONASEFE se reúnem com o governo federal para tratar da metodologia da mesa de negociação. Na ocasião deve ser apresentado oficialmente o novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do Ministério de Gestão e da Inovação (SGRPT/MG) José Lopez Feijóo.

Feijóo assume no lugar de Sérgio Mendonça que irá para a Vice-Presidência da Caixa Econômica Federal. Feijóo será empossado nesta terça-feira (23/5) pela ministra Esther Dweck.

Feijóo foi secretário-geral e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e secretário-geral e vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Durante os primeiros governos Lula, ele também foi membro conselheiro do Comitê Gestor do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) e assessor especial do gabinete da Presidência da República.

Com informações do jornal Extra.

Tag: , , ,

Categorizados em: , , , , ,