A FASUBRA apoia a luta contra o câncer de próstata por meio da prevenção

12:39 | 3 de novembro de 2015

 

Conheça mais sobre a doença que na maioria dos casos não apresenta sintomas

     Silencioso, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (1º – câncer de pele não-melanoma) no Brasil. Considerado câncer da terceira idade, acomete na maioria homens a partir de 65 anos. Em 2014, a estimativa é de que houve 68.800 casos. Foram 13.772 mortos no ano de 2013.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a evolução do diagnóstico contribuiu para a descoberta de novos casos. A prática de atividade física, alimentação saudável com menos gordura, diminuição do consumo de álcool e não fumar, são estilos de vida importantes para prevenção do câncer de próstata.


 

 

Sintomas

Alguns pacientes não apresentam sintomas. Quando apresentam são: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Na fase avançada pode apresentar: dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Tratamento

 

O paciente é tratado por meio de cirurgia, radioterapia e observação vigilante em alguns casos. Quando o tumor se espalha para outras partes do corpo é realizada a terapia hormonal.

 

Diagnóstico

A realização de exames preventivos é muito importante. O diagnóstico pode ser realizado por meio de exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), exame clínico (toque retal). No caso da existência da doença são realizados exames específicos como a ultrassonografia pélvica, biópsia prostática transretal, que indicam o crescimento do tumor e sua tendência à disseminação.

Com informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).  

 

Se você é homem é já tem 65 anos, realize os exames e preserve a vida!

 

 

 

Categorizados em: