25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: Reconhecimento, Luta e Protagonismo

11:48 | 25 de julho de 2025

Neste 25 de julho, a FASUBRA Sindical se une às vozes que ecoam em todo o continente para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data, instituída em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, vai além da celebração: é um marco de resistência, de afirmação das identidades e da luta histórica contra as opressões estruturais que atingem de forma profunda as mulheres negras.

No Brasil, a data também é um tributo à memória e à liderança de Tereza de Benguela, símbolo da luta quilombola e da organização popular negra no século XVIII. Sua trajetória inspira gerações a seguirem firmes na defesa da liberdade, da justiça e da dignidade para o povo negro.

As mulheres negras enfrentam cotidianamente a sobreposição de múltiplas opressões: o racismo estrutural, o machismo, a desigualdade econômica e a invisibilidade social. Apesar disso, seguem sendo linha de frente nas batalhas por direitos, democracia, educação pública, saúde de qualidade, trabalho digno e políticas públicas com recorte racial e de gênero.

No serviço público e nas instituições federais de ensino, seu papel é essencial. Com saberes diversos, resistência e protagonismo, promovem práticas transformadoras, fortalecem a luta coletiva e constroem alternativas para uma sociedade mais justa e igualitária. Reconhecer a importância dessas mulheres é um compromisso ético, político e urgente.

A FASUBRA reafirma sua posição inegociável em defesa da equidade racial e de gênero, da valorização das trabalhadoras negras e do combate ao racismo e ao sexismo em todos os espaços. Também reforça a necessidade de interseccionalizar as lutas de raça e classe no país, como caminho fundamental para a superação das desigualdades.

Mulheres negras: presentes, conscientes, organizadas e indispensáveis!

FASUBRA Sindical – Federação de luta, por uma educação pública, inclusiva e antirracista.

Categorizados em: