Dia 19 de maio é dia de mobilização pela Recomposição Emergencial de 19,99% em todo o país

16:46 | 18 de maio de 2022

Nesta quinta-feira (19/05), novos atos em defesa da Recomposição Emergencial de 19,99% serão realizados em todo o Brasil. O Dia Nacional de Luta das servidoras e servidores públicos federais contará com mobilizações, paralisações/greves nos estados e a vigília em frente ao Bloco P – Ministério da Economia, de 11h às 13h, em Brasília/DF.

A FASUBRA e as demais entidades que compõem o FONASEFE permanecem unificadas desde o início do ano, buscam um posicionamento do governo, que não mantém diálogo para debater e negociar a necessária recomposição salarial.

O governo anunciou na grande mídia um suposto reajuste de 5% que não contempla as categorias e sequer repõe as perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos. Além disso, não recebe as entidades para negociar e não detalha como seria a recomposição, numa completa manifestação de desrespeito com as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público.

No sábado (21/05), as entidades da educação federal – FASUBRA Sindical, Andes-SN e Sinasefe – realizam Reunião Ampliada Unificada da Educação, às 14h. A reunião será realizada de forma híbrida, virtual pelo Zoom e presencial em Brasília/DF, no San Marco Hotel. O objetivo é consolidar o chamamento da Greve da Educação de forma unificada e articular a construção de uma pauta de reivindicações da Educação Federal. O governo insiste em não negociar com as categorias e a mobilização será intensificada.

Além dos protestos nacionais previstos para esta quinta-feira e da Reunião Ampliada da Educação no sábado, outras atividades compõem o calendário consensuado no FONASEFE:

– 26/05 – Audiência Pública na CTASP – Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara dos Deputados (horário a confirmar);

– 31/05 – Pela manhã: ato político no Espaço do Servidor com caminhada até o bloco P (Ministério da Economia);

14h: Grande ato pela recomposição salarial das servidoras e servidores públicos, no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados;

– 1º/06 – Dia de pressão e mobilização no Congresso Nacional, com visita aos gabinetes dos parlamentares.

A Direção Nacional da FASUBRA Sindical reforça as seguintes orientações às suas entidades:

• Realizar reuniões com as entidades da educação ANDES, SINASEFE, DCEs e APGs, nos estados;

• Construir e participar dos Fóruns estaduais dos SPF e/ou de Fórum em Defesa dos Servidores e dos serviços públicos;

• Pressionar os senadores do seu estado a assinar a CPI do MEC e auxiliar na negociação coletiva do serviço público em defesa da recomposição;

• Fortalecer as mobilizações por meio de atos, divulgação das campanhas da FASUBRA e do FONASEFE pelas páginas das entidades e outros como: outdoors e busdoors nos estados;

• Pressão nas reitorias através dos Conselhos Universitários para enviar moções de apoio pela abertura da CPI no Senado para apuração de corrupção no MEC e cobrando reajuste salarial dos TAE.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porAndréia Zulato