Dia 18 é dia de Greve Geral e novas manifestações nas ruas

16:41 | 10 de agosto de 2021

As servidoras e servidores públicos de todo o país param as atividades no próximo dia 18 de agosto (quarta-feira) para protestar contra a PEC 32, que pretende acabar com o serviço público, privatizando áreas essenciais como saúde e educação, e contra o governo de Bolsonaro. Os trabalhadores e trabalhadoras voltam às ruas com maior força contra os ataques do governo e ameaças à democracia.

As manifestações são um chamado conjunto das centrais e entidades sindicais, fóruns, movimentos sociais, parlamentares da oposição e a Campanha Fora Bolsonaro. Este será o quinto ato nacional e vai unificar os servidores e servidoras das três esferas – municipais, estaduais e federal, para derrotar a PEC 32. As mobilizações pretendem dialogar com os usuários dos serviços públicos para explicar o que significa a PEC 32 em uma linguagem acessível, como o fim dos postos de saúde, as escolas públicas, entre outros setores que serão afetados.

Estão programadas campanhas nos postos de vacinação e de denúncia aos deputados e senadores favoráveis a PEC 32, além de mobilizações locais com carros de som, adesivaços e espaços em rádios. Os trabalhadores vão distribuir à população o manifesto aprovado no Encontro Nacional realizado no final de julho. De acordo com o manifesto, “ao contrário do que tem sido afirmado pelo governo Bolsonaro e seus apoiadores, a reforma administrativa altera e retira direitos e garantias já consagrados para os servidores públicos, ao mesmo tempo que protege as Forças Armadas, a cúpula do Judiciário, do Parlamento e do Executivo.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porAndréia Zulato