Amanhã (9/06) é dia de atos em todo o país em defesa da Educação e contra os cortes

17:01 | 8 de junho de 2022

Entidades da educação e do movimento estudantil realizam atos nos estados, nesta quinta-feira (9/06), contra todos os ataques ao setor, principalmente, contra os cortes de R$ 3,2 bilhões do orçamento do MEC que vão atingir as universidades e institutos federais.

As manifestações também vão abordar temas como a PEC 206 (que institui a cobrança de mensalidades nas IFE); contra as Instruções Normativas que determinam o corte automático de ponto e criam o teletrabalho; contra a Emenda Constitucional 95 (Teto de Gastos); contra a PEC 32 (reforma administrativa), entre outros.

A Direção Nacional da FASUBRA Sindical orienta suas entidades de base a realizarem as mobilizações em todas as IFE – atos OCUPA Campis, utilizando carro de som e com panfletagem contra os ataques do governo aos serviços públicos e pela reposição das perdas inflacionárias. Os atos desta quinta são um esquenta para o próximo dia 14 de junho – o ato ocupa Brasília da Educação.

No último dia 1º de junho, a Federação participou de reunião no Ministério da Educação, com representantes da Secretaria-Executiva, para cobrar a pauta específica dos TAES apresentada desde o início da gestão do governo. Nessa reunião, a direção da FASUBRA saiu com o compromisso dos representantes do MEC de rever a reinstalação da mesa da CNSC – Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos dos Técnico-administrativos em Educação e rever a posição de exclusão da representação da Federação junto ao CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Além disso, também se comprometeu a avaliar a construção de uma agenda para debater a pauta específica. A Direção também cobrou uma posição em relação aos cortes da educação, sobre o debate e manutenção da democracia nas universidades e a saída dos interventores, os decretos que atacam os TAE da ativa, aposentadas (os) e, por fim, uma agenda com o ministro Victor Godoy. Ficou acertado que a FASUBRA enviará novo ofício ao MEC apresentando os pontos da pauta que considera prioritários e proposta de data para nova reunião.

Confira os estados que já têm horário e local dos atos conforme a UNE: https://bit.ly/3H6STQz

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porFasubra Sindical