8M: Semana de atividades em defesa da luta das mulheres

16:23 | 5 de março de 2020

Na semana que antecede o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, coordenadoras da FASUBRA Sindical que estão no plantão, em Brasília/DF, participaram de diversas atividades relativas à luta das mulheres.

Na terça-feira (3/03), as coordenadoras participaram de reunião do Fonasefe para debater não só os atos do 8M pelo país, mas também as manifestações previstas para o dia 14 de março – dois anos do assassinato da vereadora Marielle Franco, ainda sem solução; e o dia 18 de março – Greve Nacional da Educação e Dia Nacional de Mobilização em defesa dos Serviços e Servidores Públicos. A próxima reunião do Fórum para tratar dos últimos detalhes dos atos ficou agendada para o dia 11 de março.

Ato UnB

Nesta quarta-feira (4/03), a FASUBRA Sindical esteve presente no ato político em comemoração ao 8M, realizado na praça Chico Mendes da UnB (Universidade de Brasília). O ato, promovido em conjunto pelo Sintfub, Adunb e Asfub, contou com a presença de servidoras da UnB (professoras, técnica-administrativas, sindicalistas e aposentadas), da reitora, Márcia Abrahão Moura, e tratou das pautas para o 8M.

Também nesta quarta-feira (4/03), as coordenadoras da FASUBRA Sindical participaram da exposição na Câmara dos Deputados “Lugar de Mulher é na Tribuna: os avanços femininos no Parlamento Brasileiro”, realizada pela Secretaria da Mulher em parceria com o Centro Cultural. A mostra está no corredor de acesso ao Plenário e fica até o dia 18 de março. O objetivo da exposição é resgatar as vitórias conquistas pelas mulheres na política brasileira desde a entrega da Carta das Mulheres à Assembleia Constituinte, na sessão de 26 de março de 1987.

Violência política contra as mulheres

Nesta quinta-feira (5/03), a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher promoveu audiência pública, no Senado Federal, sobre a violência política contra as mulheres. A audiência buscou traçar estratégias de enfrentamento e elaboração legislativa que visem à ampliação da ocupação dos espaços de poder e representação pelas mulheres.

Entre as palestrantes estavam Jackeline Aparecida Ferreira Romio – pesquisadora, doutora em demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP; Marlise Miriam de Matos Almeida – professora da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM; Ana Carolina Querino – gerente de Programa – ONU Mulheres; Juliana Romão – jornalista da Plataforma “Meu voto é feminista”; Lígia Fabris – professora da escola de direito da Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro e Braulina Aurora – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB.

O dia 8 de março geralmente abre o calendário de lutas do ano. A FASUBRA Sindical conclama as técnica-administrativas em educação para participarem dos atos, manifestações e paralisações em todo o país.

Com informações das Agências Senado e Câmara.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porAndréia Zulato