Manifestações contra a reforma da Previdência são realizadas em todo o país

16:16 | 25 de março de 2019

Milhares de pessoas foram às ruas para protestar em todo o país, no “Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Previdência”, realizado na sexta-feira (22), contra a proposta de reforma da Previdência – PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 6/19. As manifestações foram organizadas pelos movimentos sociais, entidades sindicais e centrais, entre eles a FASUBRA Sindical, e sinalizaram caminhar rumo à greve geral, caso a proposta avance no Congresso Nacional.

Os técnico-administrativos e técnica-administrativas em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil somaram-se à mobilização e protestaram contra a proposta que representa um retrocesso e praticamente acaba com o direito à aposentaria no país.

A PEC 6/19 é extremamente perversa com os trabalhadores e trabalhadoras tanto da iniciativa privada quanto do serviço público, em especial, os das camadas menos favorecidas. A proposta apresentada suprime direitos, constitucionaliza obrigações e altera o sistema de repartição pelo de capitalização. A reforma tem o objetivo de reduzir despesas, não protege os riscos sociais e aumenta as desigualdades.

Confira como foram as manifestações em fotos:

Coordenadores da FASUBRA em Brasília

SINDTIFES – Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará

SINTESPB – Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba

SINTUNIFESP – Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de São Paulo

SINTUFEJUF – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Ufjf

SINTUFS – Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFS

ASUFPel – Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas

SINT-IFESGO – Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás

SINTUFEPE – Sindicato dos Trabalhadores em Universidades Federais de Pernambuco.

Categorizados em: