Reunião ampliada com sindicatos da base para fortalecer a unidade

12:47 | 14 de outubro de 2020

No último dia 07 de outubro, a Direção Nacional da FASUBRA realizou reunião ampliada com dirigentes de sindicatos de universidades estaduais e municipais de todo o país, com o objetivo de reorganizar o setor e recolocar as reivindicações desse importante setor na pauta da Federação. Além das coordenadoras e coordenadores da FASUBRA, estiveram presentes representantes dos estados do Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Amazonas, Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco.

No encontro mais uma vez foi repactuada a necessidade de todas(os) promover no interior dos sindicatos, federações, centrais e fóruns setoriais, municipais e estaduais, a ampla defesa aos serviços públicos, às estatais e às empresas públicas em todas as esferas. Dessa forma, foi reafirmada a disposição dos presentes em se envolver na construção dos fóruns estaduais e a integração nas atividades locais e nacionais do dia 28 de outubro, dia do servidor público.

É entendimento comum que a Fasubra pode e dever fortalecer estes seguimentos e, trabalhando coletivamente será possível enfrentar a danosa e talvez letal reforma administrativa de Bolsonaro e Guedes. Também foi ressaltada a importância da FASUBRA, inclusive em reconhecimento à luta de seus 42 anos de existência em defesa dos Técnico-Administrativos, no fortalecimento destes fóruns e na construção da unidade de ação para o enfrentamento às reformas propostas pelos governos federal, estaduais e municipais, com ênfase neste momento à proposta de reforma administrativa (PEC 32/20) de Guedes, Mourão e Bolsonaro.

Este é um momento de unidade e integração entre as forças e a construção de uma FASUBRA completa passa internamente pelo aprofundamento da organicidade de relação entre todas as coordenações e as atividades aprovadas pelo pleno da Direção, como forma de capacitar e manter a luta cotidiana, de toda direção e da base em evidência em todas as mídias, enquanto externamente amplia e fortalece a relação com todas as esferas que promovam a educação pública, plural, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada.

Para dar continuidade à tarefa de reorganização do setor, ficou acordada nova reunião virtual no dia 23 de outubro, às 15h (horário de Brasília), para se pensar nas formas de materializar a política de reconstrução da relação da Federação e das entidades de base desse setor (construção de pautas, desafios, etc.), a serem apresentados à direção da FASUBRA.

Foi também manifestado, pela representação da direção presente na reunião, o compromisso de contribuir para o êxito dessa retomada de relação política.

Ficou consensuado ainda que haverá um esforço para ampliar o debate convidando dirigentes de entidades estaduais e municipais, que se simpatizem com a ideia de construir e fortalecer a política da FASUBRA para o setor. Desta forma, sendo você uma coordenadora ou coordenador de sindicato de universidade estadual ou municipal, separe esta data, entre em contato conosco e venha construir este espaço de união e fortalecimento contra as atrocidades dos governos federal, estadual e municipal, por meio do desmonte da educação pública e dos serviços públicos em geral, nossa unidade é fundamental.

Tag: , ,

Categorizados em: