O SINTUFPI sediará a primeira reunião do FASUBRARTE/COPA FASUBRA

Há 7 anos foi realizada a última edição da copa FASUBRA e o FASUBRARTE é um sonho antigo da federação, que tem na sua base vários artistas e interessados(as) em fomentar a produção cultural como instrumento de mobilização, denúncia e, no atual contexto político, também como uma forma de resistência ao desmonte do ensino superior público. Nos próximos dias 17 e 18 de janeiro, a FASUBRA e o SINTUFPI (Sindicato dos Trabalhadores da UFPI) realizarão, na sede do Sindicato, o encontro para organizar os eventos. A reunião ocorrerá em Teresina/PI.

Existe uma enorme expectativa para que esta primeira reunião seja produtiva e que possibilite materializar a deliberação da direção nacional da federação, tendo em vista que este ano exigirá da nossa categoria maior organização e para os sindicatos de base será uma forma a mais para trazer para os quadros de associados aqueles trabalhadores(as) que a princípio não compreendem a importância política e funcional que estes sindicatos e a própria FASUBRA têm para a melhoria das suas condições de trabalho, mas que por outro lado, tenham aptidão para a cultura ou prática desportiva.

No atual momento político, onde os retrocessos poderão se aprofundar, a cultura e o desporto têm grande importância para movimentar aquele trabalhador(a) que no seu cotidiano laboral está alheio aos acontecimentos políticos, que impactam diretamente na sua vida profissional e pessoal. Esperamos que a junção da cultura e do desporto contribuam para o despertar de uma consciência crítica e que o espírito coletivo estimule maior engajamento político junto ao seu sindicato de base.

Durante a reunião, será criada uma comissão organizadora para mobilizar, estimular, regulamentar e viabilizar a realização dos eventos em 2019. Na última plenária vimos algumas manifestações culturais, o que foi o bastante para vermos que estamos no rumo certo para fomentar uma consciência crítica e estimularmos o espírito coletivo.