Entidades da Educação entregam carta aberta sobre a MP 914/19 aos deputados(as)

, 13:52 | 13 de fevereiro de 2020

Representantes do setor da Educação, entre eles a FASUBRA Sindical, realizam, nesta quinta-feira (13/02), atividade parlamentar na Câmara dos Deputados contra a Medida Provisória 914/19, que trata das eleições para reitor das Universidades Federais, Institutos Federais e Colégio Pedro II.

Em visita aos gabinetes de deputados e deputadas federais, as entidades sindicais entregam uma carta aberta em que destacam que a “educação federal no nosso país é algo muito precioso e mudanças na sua dinâmica devem ser amplamente discutidas com a comunidade acadêmica, pois, poderá trazer prejuízos irreparáveis”.

A carta aberta assinada pelo ANDES-SN, ANPG, CNTE, FASUBRA, FENET, PROIFES, SINASEFE, UBES e UNE diz que a MPV 914/2019 não foi precedida de nenhuma consulta ou discussão com a comunidade acadêmica.

Na carta, pedem que a MP seja rejeitada e reforçam que a proposta “fere de morte a democracia nas instituições federais de ensino, pois, o processo de escolha para vice-reitor, eleito na chapa com o reitor, diretor de campi, chefes de departamentos, coordenadores de cursos, etc. são escolhidos por consulta com a participação da comunidade acadêmica. O fim desse processo pode causar consequências irreparáveis para o ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos em cada instituição”.

Veja a carta na íntegra.

Tag: ,

Categorizados em: ,