Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha

12:23 | 25 de julho de 2018
Hoje, 25 de julho, é o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. Esta data foi incorporada no calendário de lutas no Brasil trazendo também uma homenagem à Tereza de Benguela e incorporando o dia 31 de julho, que é o Dia da Mulher Africana. E, especialmente neste ano de 2018, a data também comemora 30 anos do 1º Encontro de Mulheres Negras, realizado em 1988.
No entanto, mesmo após três décadas deste 1º Encontro, a situação das mulheres negras não melhorou. Só no Brasil, no período de 2014 a 2017 a taxa de desocupação entre as mulheres negras deu um salto gigantesco: subiu de 9,2% para 15,9%, segundo dados oficiais. Isto demonstra que a crise econômica embora ataque a classe trabalhadora de conjunto, ataca em maior grau as mulheres negras.
As mulheres negras também são aquelas que mais sofrem com a violência, especialmente a violência institucional que parte do Estado. Um exemplo recente dessa barbárie contra as mulheres negras foi o brutal assassinato de Marielle que comoveu o país e chamou atenção internacional. Exigimos punição para os mandantes e executores deste crime bárbaro!
Por isso, neste dia 25 de julho nossa luta é para nos libertar desse cativeiro social!
Viva as pretas! Marielle presente!

Categorizados em: