Alerta: PL do retorno às aulas presenciais está pautado para esta quinta-feira (6/5)

16:20 | 5 de maio de 2021

Na última quinta-feira (29/4), após forte pressão de entidades da Educação, entre elas a FASUBRA Sindical, o PL 5595/2020, que trata do retorno às aulas presencias, foi retirado da pauta do Senado Federal. Um dos motivos foi uma nota contra o PL assinada por 120 entidades entregue ao presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). Veja nota aqui.

No entanto, o PL volta a pauta do Senado Federal nesta quinta-feira (6/5) em sessão deliberativa, prevista para as 16h00, e a pressão aos senadores e senadoras deve continuar. A FASUBRA Sindical orienta as entidades de base que pressionem os parlamentares em seus estados para barrar o projeto. Além disso, a Direção Nacional tem se reunido com entidades da Educação e vem discutindo uma peça jurídica contra mais este ataque do governo. Para as entidades, esse projeto fere a autonomia universitária e coloca em risco a vida da comunidade acadêmica.

O PL 5595/2020 pretende definir a educação básica e superior presenciais como serviço essencial, o que configura uma manobra para exigir o retorno presencial às aulas, mesmo no pico da pandemia no país. A FASUBRA Sindical é contrária a medida e aprovou, na Plenária Nacional Virtual de março, o indicativo de greve sanitária, caso exista a obrigação do retorno ao trabalho presencial sem condições sanitárias e vacinação. De acordo com o que foi deliberado pela plenária, o retorno às atividades presenciais somente deverá acontecer com vacinação das trabalhadoras e trabalhadores e adequação da estrutura física das Instituições Públicas de Ensino Superior como condição para qualquer retorno presencial ou híbrido ao trabalho.

Vamos retomar a luta pela retirada de pauta e rejeição ao PL 5595/2020!

Acesse aqui os contatos dos senadores e senadoras.

#Nãoaoretornopresencial
#NãoaoPL5595
#ForaBolsonaroeMourão
#VacinaçãoparaTodaseTodos

Tag: , , ,

Categorizados em: