HU's: Patrimônio Público e Gestão Pública

15:19 | 15 de fevereiro de 2011

 FASUBRA cobra posição da ANDIFES e da ABRAHUE sobre a MP520/2010O no Seminário Nacional HU’S dos dias 23 e 24 de fevereiro, em Brasília.  

   A abertura contou com intervenção da Coordenação Geral da Federação, representada por: Léia de Souza Oliveira e Rolando Malvásio Júnior, manifestando a posição da FASUBRA contrária a MP 520 ressaltando a importância do fortalecimento dos HU’s 100% SUS, bem como as implicações da EBSERH no exercício da Autonomia Universitária e na manutenção da política de terceirização nas IFES. 
HU’s: PATRIMÔNIO PÚBLICO E GESTÃO PÚBLICA  – O temário do dia 24 foi HU’s: Patrimônio Público sob Gestão Pública, Estratégias contra a MP 520, no período da manhã, a Coordenadora Geral Léia de Souza Oliveira e o Coordenador da pasta de Seguridade Social, Mário Márcio Garofolo, conduziram os trabalhos, chamando o palestrante, Francisco Júnior, representante do Conselho Nacional de Saúde, e a senadora Marinor Brito, do Psol, PA, que pediu a FASUBRA para solicitar apoio de parlamentares, na Luta contra Medidas, Emendas, ou qualquer forma de prejudicar a sociedade como um todo, neste caso, a privatização dos HU’s.

No período da tarde, foram dados os encaminhamentos que serão disponibilizados posteriormente, com o material distribuído no evento.
A abertura do Seminário contou com intervenção da Coordenação Geral da Federação, representada por: Léia de Souza Oliveira e Rolando Malvásio Júnior, manifestando a posição da FASUBRA contrária a MP 520 ressaltando a importância do fortalecimento dos HU’s 100% SUS, bem como as implicações da EBSERH no exercício da Autonomia Universitária e na manutenção da política de terceirização nas IFES.

Após as explanações foi chamada a Coordenadora de Educação, Janine Vieira Teixeira, que convidou os palestrantes para a primeira mesa o reitor Natalino Salgado Filho, da Universidade Federal do Maranhão, representando a ANDIFES, e Gustavo Romero, representando a ABRAHUE.  O temário foi Medida Provisória – 520: Impacto nos Hospitais Universitários e para os Trabalhadores.

No período, da manhã do dia 23,  a mesa foi composta pela Coordenadora de Educação, Rosângela Gomes da Costa, pela profª. Maria Suely Soares, representando o ANDES-Sindicato Nacional, relatou a importância da Universidade Pública e da Autonomia Universitária. Além disso, Suely salientou que “a Pesquisa, o Ensino e a Extensão devem andar juntas”, e por isso, afirmou a posição do ANDES-SN, deliberada no último Congresso, neste mês que é REJEITAR A  MP 520. Ela finalizou dizendo que o ANDES-SN apóia a luta da FASUBRA.

O seminário contou com a participação de Trabalhadores Técnico-Administrativos de todas as Universidades Brasileiras, representantes da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional de Saúde (CSN), Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), dirigentes sindicais e Assessoria Jurídica da FASUBRA, e aconteceu no Auditório 2 Candangos, na Faculdade de Educação, no Campus Universitário  da Universidade de Brasília (UnB).

Jornalista Raquel Carlucho

Categorizados em: