17 DE MAIO DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA

          O dia 17 de maio é muito representativo para a população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti, Transexual e Transgênero (LGBT), pois nesse mesmo dia no ano de 1990 era retirado da lista de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) o homossexualismo. É também por esse motivo que hoje usamos apenas o termo homossexualidade para nos referir a nossa sexualidade.

          Com o tempo, essa data passou a ser usada como símbolo do combate à Homofobia que quer dizer basicamente antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional de pessoas LGBT que se manifesta predominantemente através de um comportamento hostil (assédio moral, bullying) e a violência física. Nesse sentido em todo o mundo hoje há muitas manifestações e marchas para tornar visível essa luta de combate ao preconceito das comunidades LGBT.

          Durante essa semana, a FASUBRA Sindical participou, através da coordenação de Políticas Sociais e Gênero, do X Seminário LGBT na Câmara dos Deputados (14/5) com o título: Liberdades, abram asas sobre nós. O seminário tratou do tema de liberdade religiosa versus liberdades individuais, a relação da Religião com o Estado e com os Direitos Humanos das pessoas LGBT.

         Além disso, no dia seguinte (15/5) a FASUBRA Sindical esteve presente na IV Marcha Nacional Contra a Homofobia promovida pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT), com caravanas de todo o país que vieram cobrar do Governo Brasileiro e do Congresso Nacional atendimento das pautas de reivindicação da população LGBT. Entre elas, a Criminalização da Homofobia, a manutenção do Estado Laico, Casamento Civil Igualitário e mais uma vez protestar contra a eleição do Deputado Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados.

          A FASUBRA Sindical nesse importante dia de luta da população LGBT mais uma vez quer reforçar o seu compromisso em discutir as questões relacionadas ao combate de todos os tipos de preconceito. O combate à Homofobia e a formação a respeito do tema LGBT é parte da Campanha LGBT da FASUBRA com o tema: LGBT é de LUTA! UNIDADE na DIVERSIDADE! Que será lançada ainda no mês de maio nos Encontros Regionais.

          Continuamos sempre fazendo a luta porque “Algum dia vai acontecer. Gostaria de estar aqui… Porque a homossexualidade voltará a ser o que nunca deveria ter deixado de ser: NADA”. – Osvaldo Bázan, tradução livre.

 

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E GÊNERO