TODOS E TODAS À CONFERÊNCIA POPULAR DA EDUCAÇÃO, 24 A 26 DE MAIO EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS

Fasubra participará da etapa nacional da I Conferência Nacional Popular da Educação entre os dias 24 a 26 de maio em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Entre os dias 24 e 26 de maio, no próximo final de semana, ocorrerá na capital mineira a etapa nacional da I Conferência Nacional Popular da Educação, que foi precedida por etapas municipais e estaduais durante o final de 2017 e o início de 2018. Milhares de delegados, delegadas e observadores, representantes de pais, docentes, estudantes, funcionários e movimento sociais, da educação pública e privada, desde a educação infantil até a pós-graduação, estarão reunidos no maior evento popular, acadêmico e sindical do movimento progressista da educação desde o golpe que depôs a Presidente Dilma Rousseff [2016] e que destituiu várias entidades do Fórum Nacional da Educação [FNE] e cancelou a Conferência Nacional da Educação [CONAE].

A CONAPE visa debater, dentre outras coisas, a implementação do Plano Nacional de Educação, as contra-reformas educacionais do golpe, o desmonte da educação pública, a mercantilização da educação, além de mobilizar os movimentos progressistas da educação em defesa da democracia e da soberania popular.

A Fasubra-sindical, entidade representativa de mais de 200 mil trabalhadores e trabalhadoras técnico-administrativos em educação de instituições públicas de ensino superior, técnico e profissional, que inclui Universidades e Faculdades Federais, Estaduais e Municipais, Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, estará representada no evento por uma delegação de sua diretoria além de vários delegados, delegadas e observadores da base, representando os sindicatos filiados à Federação.

Convocação

A Direção Nacional da Fasubra, dando encaminhamento à resolução da Plenária Nacional realizada em março de 2018, cuja conferência Livre da Fasubra compôs sua programação, convoca os sindicatos filiados, Grupos de Trabalho de Educação e trabalhadores e trabalhadoras das Instituições Públicas de Educação da sua base para participar da Etapa Nacional da I CONAPE e somar forças na mobilização, contra a EC 95, contra os cortes orçamentários do MEC e em defesa da democracia e da soberania popular. Em defesa da educação pública, gratuita, socialmente referenciada, todos e todas à CONAPE em Belo Horizonte.

Programação da Etapa Nacional

24 de maio – Marcha da em Defesa da Educação Pública

A partir das 14h, Marcha em Defesa da Educação Pública cuja concentração se dará no entorno da Praça da Liberdade (ao lado do Palácio). A partir das 18h ocorrerá a abertura política e cultural da CONAPE 2018 na Praça da Estação.

25 de maio – Mesas de debates, reuniões e atividades culturais

Entre 8h e 12h, diversos pontos da cidade e a Expominas, abraçarão diversas atividades propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, apresentações e comunicações acadêmicas, entre outras atividades, que transformarão Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação.

A partir das 14h, os(as) delegados(as) debaterão os eixos do documento sistematizado pelo Comissão do FNPE, concentrados(as) na Expominas. O dia se encerra com Atividade Cultural, a partir das 20h.

26 de maio – Plenária Final e aprovação do documento final

Entre 9h e 14h, haverá a grande plenária da CONAPE que deliberará sobre o documento final, eventuais moções e, ainda, sobre o Manifesto da I CONAPE.

Confira a programação preliminar detalhada CLICANDO AQUI

Demais Informações

Toda informação sobre endereço do evento, inscrição de observadores, hospedagem e alimentação podem ser encontradas no link da CONAPE no site do Fórum Nacional Popular da Educação [FNPE] http://fnpe.com.br/conape2018/

Convocação para Conferência Livre realizada pela Fasubra

http://fasubra.org.br/noticias/fasubra-promove-conferencia-livre-em-defesa-da-educacao-publica/

Notícia sobre a conferência Livre da FASUBRA, preparatória para a CONAPE

http://fasubra.org.br/noticias/conferencia-livre-aponta-a-unidade-do-movimento-educacional-no-pais-e-resistencia-ao-desmonte-publico/