Técnico-administrativos da Universidade Estadual da Paraíba seguem firmes na greve em defesa das 30 horas

17:44 | 26 de setembro de 2018

Encontro com técnicos e diretora do campus de Catolé do Rocha

Entre os dias 18 e 21 de setembro a FASUBRA esteve novamente na Paraíba para se solidarizar à greve dos técnico-administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do acompanhamento da coordenadora das universidades estaduais, Fernanda Fortini.

Paralisada desde 30 de julho, a categoria denuncia a sistemática ausência de repasse de orçamento para a Universidade por parte do governo do Estado e centra suas forças na negociação pela revogação da Portaria 667/2018, ao menos do trecho que trata da jornada de trabalho dos técnico-administrativos, publicada pelo reitor, Rangel Júnior, em junho deste ano.

A referida portaria impede a entrada de mais 3 mil novos estudantes na Universidade, congela as capacitações e retira o direito dos técnico-administrativos à jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução salarial.

Reunião com a reitoria da UEPB

Alegando inicialmente que a retirada das 30 horas se deu por demanda dos diretores de Centros, o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB) iniciou a agenda de reuniões setoriais com técnicos e diretores e pôde constatar que não há nenhuma resistência, por parte deles, na aplicação das 30 horas, mas apenas alguns indicativos de ajustes nas escalas.

A Coordenação das Universidades Estaduais da FASUBRA percorreu duas destas reuniões, uma no campus de Catolé do Rocha e outra no campus de João Pessoa. Mediante esse diagnóstico, o sindicato realizou nova reunião com a reitoria, que resultou na promessa do reitor em apresentar, em curto espaço de tempo, proposta por escrito acerca da temática.

No dia 28 de setembro ocorrerá o Fórum de Diretores, no qual o SINTESPB e a FASUBRA estarão presentes, com o objetivo de aprovar apoio público à revogação. A categoria segue paralisada e mobilizada em busca da manutenção de seus direitos e da continuidade da excelência na produção de conhecimento na UEPB.

Categorizados em: