Reunião da Educação discute continuidade das ações conjuntas

16:40 | 17 de maio de 2019

A Diretoria da FASUBRA Sindical reuniu-se, nesta quinta-feira (16), com dirigentes da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) para tratar da continuidade das ações conjuntas em defesa da educação e contra os ataques sucessivos do Ministério da Educação (MEC).

Na reunião, realizada na sede da Andifes, em Brasília, foi feito um balanço da greve da educação e discutido, entre outros assuntos, a ampliação do movimento, a paralisação do próximo dia 30 de maio, chamada pelos movimentos estudantis, o Decreto 9.794/19, de 14 de maio, que fere a autonomia das Instituições Públicas de Ensino (IPE) e retira dos dirigentes a competência de nomear pró-reitores e outros cargos de gestão.

No encontro, o presidente da Andifes, reitor Reinaldo Centoducatte, fez um relato da reunião da entidade com o ministro Abraham Weintraub, na manhã desta quinta-feira (16). A pauta da reunião, além dos cortes, tratou do Enem, Fundeb, Capes, recursos de Orçamento de Outros Custeios e Capital, política econômica e nomeação de reitores. Segundo Reinaldo, o ministro foi enfático em reafirmar a manutenção dos cortes na educação e disse que a negociação, se ocorrer, será individualmente com cada reitor para ver a realidade de cada universidade. O ministro ainda destacou que os reitores deveriam levar parlamentares dos respectivos estados para acompanhar a reunião, em uma tentativa de intimidar os dirigentes das instituições e barganhar votos para aprovar a proposta de reforma da Previdência – PEC 06/19.

O presidente da Andifes desmentiu declaração do ministro durante audiência pública na Câmara dos Deputados esta semana de que já havia recebido 50 reitores e que os dirigentes haviam ficado satisfeitos com as suas explicações. Conforme Reinaldo, o ministro tinha recebido, na data de sua declaração, aproximadamente dois ou três reitores dos Institutos Federais.

Abraham Weintraub afirmou à Andifes que não se compromete em indicar o primeiro colocado na lista tríplice na consulta para reitores, uma vez que a lei permite que ele escolha entre os três mais votados e que não precisa respeitar o que a comunidade universitária decidir democraticamente.

Os reitores questionaram também os cortes de bolsas da Capes que afetaram vários programas de pós-graduação e o andamento de pesquisas que têm enorme relevância em todas as áreas da ciência. O ministro afirmou que só foram cortadas bolsas de programas com o nível 3 e que, portanto, aquelas sem maior importância. Os reitores argumentaram que algumas pós-graduações possuem esse nível de classificação por serem recém-criadas e não por serem mal avaliadas.

A FASUBRA continuará investindo na construção da unidade e avançará nas articulações com todos aqueles que se dispõem a defender a educação. Orientamos nossas entidades a buscar o diálogo com entidades e com os dirigentes das instituições públicas para fazer ações unificadas.

Categorizados em: