O Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação

, , 16:40 | 16 de setembro de 2020

A Fasubra convida a todos para se reunir amanhã (17), às 18h (horário de Brasília), para o Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação, o evento contará com a participação de 50 entidades representativas da Educação e da Ciência e 16 frentes parlamentares pluripartidárias para pedir a revisão do orçamento para o próximo ano. O objetivo desse ato é pautas a sociedade e reafirmar a importância de serem conduzidos ao cargo de reitor ou reitora aqueles docentes autonomamente indicados no primeiro lugar pelo colégio eleitoral de suas respectivas universidades, sendo garantido assim um elemento definidor da democracia, que é o respeito à vontade da maioria.

Contamos com a participação e mobilização de todos para que esse ato seja divulgando para a imprensa, convide suas comunidades acadêmicas e a sociedade civil para que se juntem a nós na luta pela manutenção da educação e da ciência.

Além de debatermos a importância de uma mudança no modelo econômico dos recursos destinados à educação e à ciência, além de mostrar a todos que o orçamento previsto para 2020 não é suficiente, podendo assim, inviabilizar o custeio e os investimentos das Universidades Federais, levando à paralisação da ciência, da pesquisa e da educação superior pública e gratuita.

Os brasileiros precisam compreender o quão grave é, por si só, o fato de precisarmos nos manifestar pelo cumprimento do direito constitucional à educação pública e de qualidade. A perspectiva de redução, segundo o Ministério da Educação, é de R$ 1,882 bilhão. E ainda, as duas agências de fomento da pesquisa no Brasil, CNPq e Capes, estão com seus orçamentos dependentes de créditos suplementares, o que pode comprometer o pagamento das bolsas em 2021.

*Estagiária sob supervisão

Tag: , , ,

Categorizados em: , ,