Lançamento do relatório da Comissão Global da OIT sobre o futuro do trabalho

No último dia 22 de janeiro de 2019, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) lançou o relatório da Comissão Global sobre o futuro do trabalho, intitulado “Trabalho para um futuro mais brilhante”. A iniciativa marca o início do ano do centenário da OIT, que será celebrado em uma série de eventos globais, regionais e nacionais este ano.

A OIT afirma, em seu site, que está se preparando para poder compreender e responder às mudanças no mundo do trabalho e para ter um papel de liderança perante o desafio global de garantir trabalho decente para todos os homens e mulheres.

O relatório é a conclusão de um processo que começou em 2015, com o Relatório do Diretor-Geral sobre o Futuro da Iniciativa Centenária do Trabalho. Conferência Internacional do Trabalho, seguida de uma série de diálogos nacionais nos Estados membros da OIT.

A Comissão Global foi criada para realizar uma análise profunda do futuro do trabalho e fazer recomendações sobre como alcançar a justiça social no século XXI.

Denúncia à OIT

No dia 12 de dezembro de 2018, A FASUBRA Sindical, juntamente com as centrais sindicais e entidades filiadas à Internacional de Serviços Públicos (ISP), protocolaram, no escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Brasília, denúncia referente ao direito a negociação coletiva no setor público, que consta da Convenção 151.

Com o objetivo de “publicizar e democratizar os dados, conceitos e reflexões sobre o futuro do trabalho para o público brasileiro”, o SINAIT (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) traduziu o relatório para o português. Confira no link a seguir.

Relatório Trabalho para um futuro mais brilhante.