Apoio internacional: CONTUA parabeniza campanha contra Bolsonaro

A CONTUA, organização sindical que representa os trabalhadores e trabalhadoras das universidades públicas latinoamericanas, em um total de 24 instituições de 16 países, divulgou ontem (30) um comunicado manifestando apoio aos atos contra o candidato à presidência do Brasil Jair Bolsonaro (PSL).

Os protestos, intitulados #elenão, tomaram as ruas no último sábado (29) criticando o político de ultra-direita, conhecido por seus posicionamentos machistas, racistas, homofóbicos e de apologia à tortura. O movimento ganhou ampla repercussão por ter sido uma reação fortemente comandada por mulheres, um dos alvos preferidos das declarações preconceituosas do candidato.

A nota da CONTUA foi assinada pelo presidente da entidade, Jorge Anró, e o secretário-executivo, Marcelo Di Stefano. O texto reforça a necessidade de os(as) cidadãos(ãs) defenderem o direito a uma democracia igualitária e saúda aqueles(as) que “rechaçaram a violência e que promovem um futuro pacífico, com um governo legítimo, que respeite o Estado de Direito, a pluralidade ideológica e leve adiante um programa progressista em busca da justiça social”.

Foto de capa: Mídia NINJA