#8M – Dia Internacional da Mulher 2018

16:22 | 7 de março de 2018

 

A FASUBRA Sindical convoca todas as trabalhadoras técnico-administrativas a participar dos atos e mobilizações nos estados no dia 08 de março.

 

A luta pela sobrevivência das mulheres em meio à sociedade patriarcal, tem se acirrado após a volta do conservadorismo e se estende à resistência contra a retirada de direitos iniciada  pelo governo de Michel Temer, por meio do ajuste fiscal em curso. A luta das mulheres por direitos e igualdade é permanente e ainda há muito o que conquistar. A nação feminina brasileira desde cedo aprendeu a lidar  com as opressões e a violência no ambiente que vive, tomando coragem para denunciar.

 

O maior desafio das mulheres atualmente é encarar o protagonismo feminino na história da humanidade, ocultado por muitos anos. A história nos apresenta mulheres trabalhadoras desprendidas de passividade, que enxergaram a falta de espaço na sociedade e brigaram por uma vida melhor, livre da exploração do capital e da opressão social.

 

A referência desta luta se deve a história de luta e mobilização das mulheres operárias do final do século 19, que se organizavam contra governos e patrões por melhores condições de trabalho. A data do dia 08 de março em referência às mulheres foi criada a partir de fortes movimentos de reivindicação política, trabalhista, greves, passeatas e muita perseguição policial, de acordo com a socióloga Eva Blay, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e coordenadora do USP Mulheres.

 

O empoderamento feminino tem dado voz às mulheres do século XXI por meio dos movimentos sindicais e sociais, e mobilizado  pela defesa dos direitos políticos e democráticos, mostrando que todas podem ser e viver como quiserem.

 

A FASUBRA Sindical convoca todas as trabalhadoras técnico-administrativas em educação a participar dos atos e mobilizações nos estados no Dia Internacional da Mulher. Como em 2017, milhares de mulheres em todo o mundo vão ocupar as ruas das principais cidades.

 

Em Brasília-DF, o movimento de mulheres do DF e entorno organizaram o 08 de março Unificado, com o mote “Pela vida das mulheres, em defesa da democracia, em defesa dos direitos e contra o racismo”! A concentração será a partir das 13h, no Museu Nacional da República. Confira a programação.

 

Com informações: Revista AZMina.

 

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

 

Categorizados em: