1º de Maio. Dia Internacional do Trabalhador

14:19 | 1 de maio de 2013

“O Vosso Tanque General, É Um Carro Forte

Derruba uma floresta esmaga cem Homens,

Mas tem um defeito

– Precisa de um motorista

O vosso bombardeiro, general

É poderoso:

Voa mais depressa que a tempestade

E transporta mais carga que um elefante

Mas tem um defeito

– Precisa de um piloto.

O homem, meu general, é muito útil:

Sabe voar, e sabe matar

Mas tem um defeito

– Sabe pensar”

Bertolt Brecth

A Direção Nacional da FASUBRA espera que o dia internacional do trabalhador reforce a consciência de classe, sendo lembrado com espírito de luta por melhores condições de vida, mas também por um mundo mais justo e igualitário.

Os Técnico-administrativos das IFES formam uma categoria peculiar, constituída por várias profissões, como pedreiros, engenheiros, vigilantes, administradores, mecânicos, jornalistas, motoristas, médicos, secretários, eletricistas, desenhistas, advogados, cozinheiros… Entre outros!

Uma das grandes conquistas do nosso movimento é ter conseguido manter a unidade no meio da imensa diversidade de necessidades e demandas que há entre os Técnico- Administrativos. Infelizmente, o governo federal vem jogando duro com nossa categoria e funcionalismo público em geral, tanto nas negociações salariais como nas sucessivas tentativas de retirar direitos para atender prioritariamente as demandas do capital.

Temos grandes desafios pela frente e uma imensa responsabilidade em fortalecer o nosso movimento para avançar nas conquistas em nossa carreira, na redução da jornada, por melhores salários e condições de trabalho. E por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e cada vez mais aberta a oferecer conhecimento ao povo trabalhador.

Um pouco de história: Na cidade de Chicago, do centro-oeste norte-americano, milhares de trabalhadores protestaram e entraram em greve contra as condições desumanas de trabalho e a jornada exaustiva de 13 horas trabalhadas por dia. Essa greve, ocorrida há 127 anos, paralisou os Estados Unidos. A manifestação foi repreendida pela polícia e resultou na morte de centenas de trabalhadores e prisão de seus dirigentes. Dois anos depois, em 1889, em Paris (França), a central sindical Segunda Internacional institui o dia 1º de maio o Dia do Trabalhador e seguiu a luta pela redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.

Alguns anos depois o parlamento norte americano votou o estabelecimento da jornada de trabalho de 8 horas diárias, mas essa conquista só foi massificada pelo mundo muitos anos depois através de muitas lutas, greves, prisões e mortes… Sendo uma conquista constantemente ameaçada!

Categorizados em: