Fasubra Sindical

Switch to desktop Register Login

Entidades da Educação propõem participação unificada no Ato em Defesa da Soberania Nacional

 

Proposta apresentada para aprovação da Categoria acontece no dia 03 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Na tarde de quarta-feira, 20, as entidades nacionais em defesa da Educação Pública se reuniram na sede da FASUBRA Sindical para discutir a agenda e os passos seguintes na campanha em defesa da educação. Pela Federação os coordenadores Rogério Marzola, Rolando Malvásio, Neusa Santana e Edson Lima.

 

Presentes os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

 

As entidades apresentaram o calendário de lutas de cada Categoria a fim de alinhar uma agenda conjunta. A proposta também é unificar as entidades que representam desde a educação básica, fundamental e superior e ampliar o número de instituições públicas dentro da Frente Parlamentar Mista pela valorização das universidades federais. Assim, formariam o bloco da Educação Pública, alinhando também as ações no Congresso Nacional, com o apoio do maior número de parlamentares.

 

Os representantes apontaram a participação dos trabalhadores no Ato em Defesa da Soberania Nacional, que acontece no dia 03 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro. As entidades vão apresentar a proposta para aprovação das Categorias e organizar caravanas da região sudeste.  As entidades presentes também orientam a construção de frentes em defesa da educação pública, de entidades sindicais/estudantis, bem como parlamentares, nos estados.

 

As universidades estaduais paulistas realizam paralisação nacional no dia 27 de outubro, pela Frente Parlamentar em Defesa das universidades públicas.

 

A próxima reunião será no dia 26 de setembro, às 17h, na sede do ANDES-SN. Entre os pontos que serão abordados, está o indicativo para um ato conjunto da Educação no Rio de Janeiro na sequência do dia 03, a articulação de agendas e atividades entre as entidades. Também a definição de uma reunião conjunta entre as entidades da educação com as comissões de educação da Câmara e do Senado, e a construção de uma  campanha de mídia nacional em defesa da educação.

 

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical