SEMINÁRIO NACIONAL DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DA FASUBRA SINDICAL Hospitais Universitários e o Desmonte dos Serviços Públicos: Resistir para Existir!

16:17 | 4 de setembro de 2018

Hospitais Universitários e o Desmonte dos Serviços Públicos: Resistir para Existir!

01 e 02 de setembro de 2018
Local: UNB- Universidade de Brasília.

A Coordenação de Seguridade Social, seguindo deliberação do XXIII Congresso da FASUBRA, realizou no último final de semana (01 e 02 de setembro de 2018) o Seminário Nacional dos Hospitais Universitários, com o tema ‘Hospitais Universitários e o Desmonte dos Serviços Públicos’ e o lema ‘Resistir para Existir!’. O objetivo principal desse fórum da categoria foi a atualização do Projeto de Hospitais Universitários da FASUBRA, como forma de consolidá-lo enquanto arma de disputa política nos constantes embates que nossa categoria enfrenta na defesa do nosso Projeto de Universidade, em que está incluída a defesa dos HU 100% SUS e firmado no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão/Assintência.

Estiveram presentes mais de 150 participantes, com 130 inscrições de trabalhadores de 22 entidades da base da Federação e cerca de 20 convidados e visitantes. No primeiro dia, os trabalhos foram iniciados com a mesa de abertura com a saudação da Coordenação Geral representada por Antonio Alves Neto e Fernando Maranhão, seguida pela Análise de Conjuntura feita pelas Coordenadoras de Seguridade Social, Lucimara Cruz e Mariane de Siqueira. Pontualmente, às 10h, a mesa de Apresentação do Projeto de HU da Fasubra rememorou a trajetória, motivações e conjuntura em que foi elaborado o Projeto de HU da Federação, nela estiveram presentes como palestrantes, Jupiara Castro, Gerly Lucy Miceli e Hilbert David B. de Sousa.

À tarde foi dedicada ao trabalho em Grupos de Discussão para que, na construção coletiva, houvesse espaço privilegiado de formulação das representações das bases. Desse rico processo de construção coletiva foram obtidas mais de 90 proposições de alterações e reflexões sobre o Projeto de HU que queremos. O segundo dia foi dedicado à mesa ‘Relações de Trabalho’,que contou com a direção conjunta das Coordenações de Seguridade Social, Organização Sindical (Fernando Maranhão) e Jurídica (João Paulo Ribeiro), esse tema teve como palestrantes o Professor Wladimir Tadeu Soares(UFF), Dr. Cláudio Santos (Assessor Jurídico da FASUBRA) e Fernando Maranhão.

Após as exposições foi aberto o debate para a plenária que participou com 20 intervenções. Na tarde do dia 02/09, a dinâmica de trabalho se deu por discussão em grupos temático , consistindo em 4 temas motivadores: Diversidade de vínculos e ambiente de trabalho, Insalubridade, Saúde do Trabalhador e APHX30h. As discussões se estenderam das 14:30 às 17h e resultaram em 05 proposições relativas à Insalubridade, 10 relativas à Saúde do trabalhador , 12 sobre APHX30h e 15 com o tema diversidade de vínculos. As proposições elaboradas pelos participantes do Seminário serão sistematizadas pela Coordenação de Seguridade Social e remetidas aos fóruns deliberativos da categoria para apreciação e deliberação.

Categorizados em: